Consumo de frutas reduz risco de derrame cerebral
A ingestão de frutas e legumes pode reduzir o risco de doença arterial coronariana, como a formação de placas de gordura nas artérias do coração.
A ingestão de frutas e legumes pode reduzir o risco de doença arterial coronariana, como a formação de placas de gordura nas artérias do coração.
Um estudo filandês demonstrou um efeito benéfico do consumo de frutas, verduras e cereais também sobre o risco de derrame cerebral.
Após o ajuste para outros fatores de risco cardiovascular, o consumo de fibra vegetal, bem com o consumo de frutas, verduras e cereais, foi inversamente associado com o risco de derrame cerebral.
A pesquisa, que avaliou mais de 26 mil homens, mostrou que entre os homens que situavam-se na maior faixa de ingestão destes alimentos, quando comparados com aqueles situados na menor faixa de ingestão, houve redução do risco relativo de derrame cerebral em 18% com a ingestão de frutas, 25% para os legumes e 13% para os cereais.
O consumo de vegetais reduziu o risco relativo de hemorragia intracerebral em cerca de 38%. Estes achados sugerem um efeito benéfico do consumo de frutas, verduras e cereais sobre o risco de derrame cerebral.
Fonte: Correio do Brasil
Publicada: 15/06/09
